De onde vem o brilho das semi-joias: tudo sobre banho de ouro

3

A qualidade e beleza das semi-joias conquistaram muitos adeptos, inclusive nós da Tudo Joias, que somos apaixonados por estes acessórios. Mas o que muitos não sabem é como é feito o banho de ouro, processo que confere todo o brilho    dessas lindas peças.

 

Processo químico

Composto por várias etapas, o processo químico que resulta no banho de ouro é conhecido como galvanoplastia, normalmente realizado por empresas especializadas. A galvanoplastia pode ser feita com diversos materiais, mesmo que para joias se utilize principalmente prata e ouro, indústria e setor automotivo utilizam metais como níquel, cromo e ródio.

 

Para revestir a peça, ela é colocada em uma solução com o material de revestimento e aplicada uma corrente elétrica, que irá facilitar a fixação físico-química sobre a semi-joia. De acordo com o tipo de banho definido, a etapa é repetida para aumentar a espessura da camada de revestimento.

 

Tipos de banho

Entre os tipos mais comuns de banho para as semi-joias, podemos classificar pela espessura da peça.

 

Para o banho, a camada de ouro varia a micra, medida que equivale a um metro dividido por um milhão. Isso não influencia apenas no brilho e durabilidade do acabamento, mas também resulta em diferença na resistência e valor para a mesma.

2

Dicas de cuidado e conservação

 

A durabilidade das peças banhadas é bem alta, mas existem diversos fatores que podem causar danos e até oxidação. O principal deles é o suor, que acelera a corrosão e o escurecimento da superfície da peça. Além disso, o contato com a química de cosméticos, perfumes e produtos de limpeza também provocam essa oxidação.

 

O ideal é limpar a joia após o uso e evitar o manuseio de produtos químicos, principalmente usando anéis e braceletes. O cuidado na hora de guardar a semi-joia também é importante. Mantê-la ao abrigo de calor, umidade e luz solar é importante, dando preferência a estojos e saquinhos de veludo.

1

Esse foi um pouco do que a gente sabe sobre o banho em semi-joias. Quer saber mais sobre o assunto? Deixe suas dúvidas nos comentários! E não se esqueça de compartilhar o post! Até mais.