Como planejar um casamento

1

Finalmente rolou o tão sonhado pedido, você disse sim e não sabe por onde começar a planejar? Calma que a gente te ajuda!
Primeiro de tudo, imagine bem o estilo de casamento que você quer, aí então vamos separar o planejamento por etapas de acordo com os meses de antecedência.

1 ano antes

Após terem decidido o estilo do casamento, é hora de fazer um plano orçamentário, há muitos aplicativos que podem te ajudar a controlar e organizar seu dinheiro, decidir a data, o local, será em igreja ou num campo? Quem sabe na praia?
Geralmente em igrejas é necessário reservar 1 ano antes, caso queira fazer o casamento fora da cidade, é importante pensar se os convidados terão facilidade para chegar ao destino ou se você terá que os ajudar.
Também é o momento de dar início a lista de convidados, escolher os padrinhos, madrinhas, damas de honra e claro anunciar o casamento de uma maneira informal, apenas para que as pessoas essenciais já estejam cientes do grande dia.

8 a 10 meses antes

Nesse período a noiva já pode começar a procurar seu vestido dos sonhos, é importante decidir o modelo há tempo para fazer todos os ajustes necessários e deixa-lo como sempre sonhou. Algumas lojas de aluguel de trajes permitem que você desenhe seu próprio vestido, mas você também pode optar por uma boa costureira de confiança, caso queira guardar o vestido e que ninguém mais use um modelo idêntico.
Agora é hora de pensar na recepção, onde será? É preciso reservar um local ou você prefere que seja na sua própria casa, que pode ser muito mais intima e aconchegante. Tudo depende do gosto de vocês.
Decida o cardápio, se for contratar um buffet é preciso pesquisar bem, seguir indicações de amigos e contratar o serviço com antecedência. Decidir o tipo de entretenimento da festa, DJ ou banda? Ambos? Pesquisar fotógrafos e por fim contrata-los, montar a lista de presentes também é importante.

 

6 a 8 meses antes

 

3

É hora de contratar os músicos, encomendar os trajes das madrinhas, damas de honra e pajens, começar a planejar a lua de mel e enviem o “Save the date” para os convidados lembrarem que o casamento está chegando.

 

4 a 6 meses antes

 

Escolham e comprem as alianças! Agora também é o momento de o noivo encomendar seu terno, pesquisem e reúnam referências para seu bolo de casamento.
Visitem fornecedores, escolham e fechem contrato. É importante também elaborar um cronograma do grande dia, assim fica mais fácil de tudo sair como planejado. E não se esqueçam: contratem o serviço de buffet para a festa.
3 a 4 meses antes

 

2

Esse é o momento de decidirem o bolo, encomendarem os doces, enviar os convites, decidam como a noiva irá para a igreja, vocês irão alugar um carro ou ela irá no próprio? Decidam os trajes para o civil, confirme as testemunhas, madrinhas e padrinhos.

3 a 2 meses antes

 

Escrevam seus votos, comprem ou encomendem presentes para os padrinhos, lembrancinhas para os convidados.
Se houver muitas crianças, uma opção bacana é contratar uma empresa especialista em recreação.
Nesse período a noiva deve realizar testes de penteado e maquiagem, agendar o horário para o grande dia. Também é a hora de realizar o chá de panela, essa tarefa geralmente é organizada pelas madrinhas, então converse com elas para que se planejem.

1 a 2 meses antes

 

Momento de provar os trajes pela última vez, realizar os ajustes finais para ter certeza que finalmente está tudo como sempre sonhou, garantir que todas as madrinhas pegaram seus vestidos.
Algumas semanas antes
É importante revisar todos os detalhes para que nada seja esquecido, confirmar o menu e conversar com o fornecedor para acertar detalhes, confirmar quem realmente vai a cerimônia e então passar o número final de convidados. É o momento final para checar todos os detalhes!
E aí, nossas dicas ajudaram? Conta pra gente como você está se saindo no planejamento para o tão sonhado dia.